sexta-feira, 18 de setembro de 2009

As três peneiras

"Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento - disse Sócrates - Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Se isso, que queres contar-me é verdadeiro. Algo que você tenha visto, e que tenha sido comprovado por você, não algo de que ouvistes falar. Deve então passar pela segunda peneira: A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade, algo de utilidade, que ajude a construir e não a destruir o caminho do próximo.
Vamos supor então que seja algo bom. Agora, deve passar pela última peneira: A da NECESSIDADE. Pensaste bem se o que vieste falar a respeito do meu amigo é bom para mim e para ele, é necessário e verdadeiro? Se for, então, por favor, prossiga. Mas, se não for, deixe que o assunto morra por aí mesmo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário